Atualizado em 06 Nov 2020

Qual o nível de maturidade em Marketing Analytics da sua empresa?

Saiba qual a maturidade da sua empresa e por onde começar a evoluir.

Qual o nível de maturidade em Marketing Analytics da sua empresa?

Depois de quase 10 anos trabalhando com dados em projetos e produtos de Marketing, posso dizer que conheci/atuei em pelo menos 20 times de marketing em diversos setores e tamanhos como automotivo, financeiro, saúde, educacional, varejo e até energia solar, desde startups até multinacionais.

Nos meus anos de experiência trabalhando diretamente com estas áreas de marketing, pude perceber que existem alguns níveis de maturidade de dados destas áreas que diferem de forma relevante como estas áreas transformam o novo petróleo (AKA Dados) em resultados.

Considero a seguinte classificação em 3 níveis:

 

Maturidade baixa ou muito baixa:

  • Boa parte das empresas que conheço está neste nível de maturidade, ou seja, os analistas e gestores são extremamente dependentes de outras áreas da empresa como TI e BI, ou de fornecedores externos como agencias de performance ou consultorias.

 

Maturidade média:

  • Estas empresas já possuem profissionais dedicados a análise de dados dentro da área de marketing. Este é um grande diferencial, pois trás, maturidade técnica para o time.
  • O maior ganho em ter esse profissional na área é que ele tem suas metas e resultados alinhados com o Marketing e não com a TI.
  • Eu já fui este profissional por alguns anos, e o maior problema aqui é que ele se torna o gargalo da área e eventualmente não vai conseguir atender todas as demandas em tempo hábil.

 

Maturidade alta:

  • Além de profissionais de dados dedicados. Os profissionais e gestores de marketing tem ferramentas e principalmente capacitação para consultar, analisar e tomar decisões baseadas em dados de forma autônoma e rápida.
  • E mais importante, executa um processo de concepção de estratégias, análise e mensuração de resultados através de dados.

 

Mas afinal, que processo é este?

Existem diversas vertentes de processos que se aplicam ao Marketing, desde o bom e velho PDCA (que virou PDSA), Lean Startup/Analytics e provavelmente o mais conhecido GROWTH HACKING. Vale muito a pena estudar todos eles, e provavelmente você vai perceber que nenhum destes processos será um encaixe perfeito na sua empresa.

As características do negócio, cultura, ferramentas disponíveis, modelo de negócio e a maturidade da equipe são apenas alguns fatores que torna cada processo único.

 

Growth Hacking:

 

Termo criado por Sean Ellis no livro Hacking Growth, onde descreve um método extremamente ligado dados e a cultura de experimentação num ciclo ágil.

Fonte: https://br.hubspot.com/blog/marketing/growth-hacking-o-futuro-do-marketing-digital

Fonte: https://br.hubspot.com/blog/marketing/growth-hacking-o-futuro-do-marketing-digital

 

 

Livro do Hacking Growth do Sean Ellis: Amazon

 

 

Lean Analytics:

Fonte:https://www.slideshare.net/tractionconf/lean-analytics-ben-yoskovitz-varagesale

Fonte:https://www.slideshare.net/tractionconf/lean-analytics-ben-yoskovitz-varagesale

 

 

Livro Lean Analytics: Amazon

 

 

PDCA:

Fonte: https://www.smartsheet.com/content/plan-do-study-act-guide

Fonte: https://www.smartsheet.com/content/plan-do-study-act-guide

 

 

Você deve ter percebido que o texto começou falando sobre maturidade de dados e de repente estamos falando sobre processo.

 

É porque todos estes processos têm agilidade e dados como combustível do motor, não adianta tentar rodar um processo sem estes itens.

E mais, é necessário ter dados de qualidade, e capacidade de utiliza-los da maneira correta, um time que executa estes processos com maestria utiliza dados em praticamente todas as etapas, por isso é preciso que o time saiba interpretar indicadores eliminando viés, saiba encontrar correlações, realizar amostragens e realizar análises exploratórias. Para isso você vai precisar de um time capacitado e de ferramentas, para capturar, integrar, distribuir, analisar estes dados.

Em resumo, a lição que eu quero deixar aqui é:

  1. Não existe processo perfeito. Você precisa criar o seu processo.
  2. Sem dados/informação não existe processo e muito menos resultado.
  3. Analisar e transformar dados em informação útil não é tarefa fácil, mas é extremamente importante.
  4. Você precisa de tecnologia/ferramentas, mas elas não são a solução sozinhas.
  5. A própria criação dos seu processo de Marketing Analytics pode ser um experimento. Comece o quanto antes!!!

Autor Thalles Meirelles CTO da Maio

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